Num contexto mundial, de acordo com Pagnoncelli (1993, p.20)
a terceirização ocorreu de forma sistemática a partir da década de 50,
sendo os empresários americanos os pioneiros em sua utilização. Em
decorrência da escassez de mão-de-obra provocada pela Segunda
Guerra Mundial, eles passaram a contratar atividades consideradas
não essenciais. Na medida em que a indústria se desenvolvia, a
subcontratação consolidava-se como estratégia.
As discussões sobre terceirização deram início na década de 70
nas empresas japonesas. Até então, o modelo de gestão era centralizado
nas pequenas e grandes empresas. Em seguida, os japoneses
instituíram novos modelos de gestão e deram início a uma revolução na
economia mundial, começando com a subdivisão das grandes empresas
em pequenas unidades de negócios. Na medida em que esse modelo
evoluía abria espaço para a terceirização. Como cada unidade de
negócios era tratada como uma empresa independente, facilitou, às
empresas, a transferência de fases dos processos à produção externa.
Portanto, consagrava-se então, o princípio da terceirização (NASSIF,
1994).